O que e a Etnoecologia?

Etnoecologia e a ciência que estuda as relações, passadas e presentes, entre as pessoas e o seu meio ambiente natural, transcendendo e integrando as fronteiras clássicas da antropologia, botânica, zoologia, ecologia, economia, arqueologia, farmacologia, lingüística e outras disciplinas associadas. A Etnoecologia centra a sua intervenção no estudo das percepções e conhecimentos dos habitantes de comunidades locais sobre a sua realidade e problemas.

Poucos são os ramos da ciência melhor posionados que a Etnoecologia para fornecer quadros teóricos e conhecimento empírico para um dialogo que facilite a definição de soluções viáveis que combinem a pressão actual sobre a gestão de recursos e as preocupações em torno da justiça e bem estar sociais.

O que e o Direito aos Recursos Tradicionais?

O Direito aos Recursos Tradicionais integra um conjunto de direitos fundamentais onde se incluem os direitos humanos e culturais, o direito a autodeterminação, e o direito sobre a terra e sobre o território. O Direito aos Recursos Tradicionais reconhece a autoridade das populações indígenas e comunidades locais sobre o uso de plantas, animais e outros recursos, tais como tecnologias e conhecimentos associados ao seu meio natural envolvente. Este tipo de Direito inclui e toma em consideração valores espirituais, estéticos, culturais e econômicos associados a estes recursos, níveis de conhecimento e tecnologias.

Darrell Posey foi um investigador extraordinário, um activista, e um pioneiro no campo da Etnoecologia. Apos a sua morte em 2001, um grupo de amigos e colegas criou uma bolsa (fellowship) com o seu nome, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de trabalhos que contribuíssem para a materialização da visão única de Darrell. Este fellowship e o espelho da experiência acadêmica e empírica de Darrell quer ao nível da etnoecologia e Direito aos Recursos Tradicionais, como também ao nível do seu activismo pelas populações indígenas do Brasil, em particular, e em todo o Mundo, em geral.

O logo para o Fellowship Darrell Posey e baseado em desenhos de Ira Kayapo, que constituem documentos da investigação etnoecologica de Darrell Posey. A autorização para uso destas imagens como parte do logo foi concedida pelo INBRAPI (Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual).

Para mais informações sobre o Fellowship Darrell Posey para a Etnoecologia e Direito aos Recursos Tradicionais – www.ethnobiology.net ou (morada) The Darrell Posey Fellowship, 12 Laveta Place, Nyack NY 10960, USA.

O Fellowship Darrell Posey para a Etnoecologia e Direito aos Recursos Tradicionais

O Fellowship Darrell Posey tem como objetivo promover a compreensão das relações dinâmicas e complexas entre as pessoas e o seu meio ambiente, e dar apoio as populações indígenas e comunidades locais para uma gestão sustentável do seu meio ambiente natural, bem como garantir e salvaguardar todos os seus direitos sobre os respectivos recursos.

O Fellowship Darrell Posey para a Etnoecologia e Direito aos Recursos Tradicionais foi lançado em 2004 com uma doação do The Christensen Fund, e e administrada pela International Society of Ethnobiology, de que Darrell Posey foi fundador.
Os objetemos fundamentais do Fellowship Darrell Posey são:

1. desenvolver a Etnoecologia como disciplina, por via da promoção de processos e praticas de investigações éticas.
2. dar apoio as populações indígenas no sentido de lhes garantir direitos de propriedade sobre a terra, direitos culturais, direitos humanos, direitos sobre os recursos tradicionais, e outros direitos;
3. abordar de uma forma ampla os aspectos espirituais e culturais associados ao bem estar das populacoes, bem como a saúde e o meio ambiente natural.

O Fellowship Darrell Posey será atribuído todos os anos e por um período de dois, e alternara anualmente entre um fellowship no terreno (Field Fellowship) e um fellowship mais acadêmico (Oxford University Fellowship). O Fellowship inclui ainda a atribuição de pequenos apoios financeiros a populacoes indígenas e grupos comunitários locais.

The Field Fellowship

O Field Fellowship e atribuído a pessoas que desenvolvam atividades de aplicação practica no terreno como suporte a gestão dos recursos e a consolidação de direitos culturais, humanos, territoriais, e outros direitos legítimos das populacoes indígenas e das comunidades locais em todo o Mundo.

Esta atribuição destina-se a atividades em fase inicial de desenvolvimento e a indivíduos com ou sem interesses acadêmicos. E de 20.000 dólares por ano, durante dois anos, o montante desta bolsa.

The Oxford University Fellowship

O Oxford University Fellowship destina-se a dar apoio a indivíduos que desenvolvam investigação acadêmica em Etnoecologia e Direito aos Recursos Tradicionais. O investigador será um Visiting Fellow, sedeado no Linacre College, Oxford University. Os departamentos e institutos desta Universidade envolvidos são: o Centre for Brazilian Studies, o Department of Plant Sciences, o Environmental Change Institute, Queen Elizabeth House, e o Institute of Social and Cultural Anthropology. E de 25.000 dólares ano, durante dois anos, o montante desta bolsa.

The Small Grants Program

O Fellowship Darrell Posey também atribui duas pequenas bolsas por ano para dar apoio a grupos indígenas ou comunitários que abordem assuntos relacionados com a Gestão ou com o Direito.

A razão deste programa também contemplar a atribuição de pequenas bolsas de financiamento prende-se com a necessidade generalizada de pequenos, mas estratégicos, montantes monetários para cobrir falhas no financiamento, na resposta a crises, ou para catalisar mudanças na forma de gestão dos recursos, ou ainda para o desenvolvimento de instituições. E de 5.000 dólares ano, durante dois anos, o montante deste apoio.

The International Society of Ethnobiology (A Sociedade Internacional de Etnobiologia) tem como missão contribuir para o aumento do conhecimento sobre as complexas relações, passadas e presentes, que existem nas e entre as sociedades humanas e que caracterizam as suas relações com os respectivos meios ambiente.

A Sociedade procura promover uma coexistência harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente natural, para o beneficio das gerações futuros.